Enem: prazo para pedir reaplicação do exame vai até sexta-feira (25)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para pedir a reaplicação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Pode solicitar reaplicação quem perdeu alguma das aplicações dos dias 13 e 20 de novembro, por problemas logísticos, como falta de energia no local de aplicação, ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid.
No caso de ausência por sintomas de doenças, o candidato vai ter que comprovar com um atestado médico. Já em relação a problemas logísticos, as solicitações vão ser avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas.
Agora, quem faltou às provas por outras razões que não estão previstas no edital, não tem direito à reaplicação.
Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, ele vai receber o boletim de desempenho individual, mas a pontuação só vai servir para autoavaliação de conhecimento.
A reaplicação será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, públicas ou privadas
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 31/08/2023 - Movimentação no prédio sede da Polícia Federal, que ouve Bolsonaro e mais sete envolvidos no caso da venda de joias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jacqueline Nunes/Arquivo Pessoal Serra da Barriga (AL), 18/11/2024 - Jacqueline Nunes, sobrevivente do acidente na Serra da Barriga. Foto: Jacqueline Nunes/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?snb772)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?snb772)
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro discursa após cerimônia de posse do Ministro de Estado da Cidadania, Joao Roma, e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onix Lorenzoni e sanção da Lei da Autonomia do Banco Central](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)