MEC prepara programa para evitar evasão escolar no ensino médio

Publicado em 26/09/2023 - 20:07 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação prepara um programa de apoio aos alunos do Ensino Médio da rede pública para evitar a evasão escolar.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia de instituição da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro da Educação, a iniciativa prevê uma bolsa em dinheiro que será paga mensalmente para um grupo de estudantes de baixa renda e também ao fim de cada ano da etapa da educação básica.

O programa, que ainda não tem nome e terá o público-alvo definido a partir de informações do Cadastro Único e do Censo Escolar do Inep, deve ser detalhado em outubro.

O valor da 'bolsa' e o formato de envio da iniciativa ao Congresso Nacional, se por Medida Provisória ou Projeto de Lei, também não foram estabelecidos ainda.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo