Gabarito preliminar da 2ª etapa do Revalida será divulgado na quarta

Publicado em 04/12/2023 - 11:51 Por Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta quarta-feira, vai ser divulgado o gabarito preliminar do Revalida, o exame nacional que autoriza médicos e médicas que se formaram no exterior, a exercerem a medicina no Brasil. A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Estrangeiros foi realizada no último fim de semana. Os candidatos testaram as habilidades clínicas, na prova prática. O exame foi aplicado pelo Inep para quem foi aprovado na primeira etapa.

Como esta fase se trata de exames práticos, na quarta-feira o Inep vai divulgar o gabarito, o chamado Padrão Esperado de Procedimentos. Entre os dias 6 e 12 deste mês, os candidatos podem entrar com recursos contestando esses padrões. O resultado desses recursos estão previstos apenas para 6 de fevereiro do ano que vem. No fim das contas, o resultado final está previsto para 19 de março de 2024.

Nessa segunda fase, os participantes realizam tarefas específicas de cada área, o que envolve investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de diagnósticos, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.

O Revalida é realizado em duas etapas. E cada uma delas é eliminatória. Quem for aprovado nesta última, está autorizado a se cadastrar no Conselho Regional de Medicina e exercer a profissão no Brasil.

De modo interdisciplinar, os exames abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. O foco das provas é avaliar não só as habilidades e competências, mas saber se a prática do profissional está adequada com os princípios e as necessidades do SUS.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo