Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

Publicado em 01/12/2023 - 17:21 Por Madson Euler - São Luís

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União uma portaria que suspende, por 90 dias, o processo de autorização de cursos superiores e de credenciamento de instituições de educação superior na modalidade à distância. A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área. O prazo de 90 dias é para que o MEC possa concluir a elaboração de proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade EAD.

A presidente da Associação Nacional de Universidades Particulares, Elizabeth Guedes reflete sobre os impactos da portaria. "O impacto geral desta portaria é a proibição. Não não há nenhuma luz nos orientando sobre melhoria de qualidade, não há nenhuma indicação de um diagnóstico preciso sobre o que tá acontecendo. Nós vivemos no Brasil uma crise Geral de qualidade no ensino superior. Isso não é privativo do ensino à distância. Teoricamente as pessoas que estão matriculadas estudando, não há nenhum Impacto sobre elas, mas o efeito deletério e permanente que essa portaria causa no mercado é que as escolas, as pessoas, empregadores olham essa lista de cursos que dizem 'bom a tendência do governo é interrompê-los'", afirma.

Nossa produção entrou em contato com o Ministério da Educação questionando se a decisão impacta de alguma maneira os alunos que cursam este semestre letivo ou estão matriculados para iniciar o próximo e como fica o planejamento das instituições de ensino para o ano de 2024, já que a proibição avança até março do ano que vem, mas não obtivemos resposta.  

 

Edição: Joao Claudio Silveira/Pollyane Marques

Últimas notícias
Geral

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo
Segurança

Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

A transferência segue um rodízio periódico e tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado. Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações

Baixar arquivo
Segurança

Mais policiais e cão farejador reforçam busca por fugitivos no RN

Uma equipe do Mato Grosso foi para Mossoró com dois agentes e um cão treinado para buscas e captura de humanos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre tem 19 municípios em situação de emergência por causa das cheias

O Rio Acre, na capital, chegou a 17,68 metros na noite deste domingo, o terceiro maior registro de alta, desde o início do monitoramento, em 1971. Ministros do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente visitam regiões alagadas nesta segunda (4)

Baixar arquivo
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo