App auxilia enfermeiros na prevenção de erros de medicação
Enfermeiros e enfermeiras terão, em breve, um auxílio na palma da mão na hora de atuar na prática clínica. O aplicativo “Enf na Dose Certa”, que ajuda a prevenir erros de medicação em pacientes adultos e idosos, está em estágio avançado e aguarda a publicação nas lojas digitais.
A plataforma foi desenvolvida a partir de um projeto na Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui diversas ferramentas para facilitar a rotina dos profissionais e melhorar a experiência dos pacientes que receberão as doses estabelecidas.
A professora e coordenadora do projeto, Maithê Goulart, detalha como o aplicativo vai funcionar na prática clínica:
“No momento da prática clínica do profissional de enfermagem, ele pode ser utilizado como uma ferramenta de educação permanente. Então, por exemplo, o profissional tem algum tipo de dúvida, especialmente no cálculo de medicamentos, a gente tem diversos cálculos de dosagem para medicamentos diferentes. Ele pode consultar esse aplicativo e tirar as dúvidas em como fazer esse cálculo. A gente tem, por exemplo, dentro do aplicativo, uma tabela que fala sobre a diluição dos medicamentos. Então, qual tipo de medicamento pode ser diluído, por qual substância, em quantos ml a gente dilui, isso também é outro ponto de consulta.”
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os erros de medicação custam cerca de 42 bilhões de dólares por ano e estão entre os eventos adversos nos cuidados em saúde que resultam em mais de 2 milhões de mortes anuais em países em desenvolvimento.
Maithê Goulart afirma que são dados alarmantes, os quais reforçam o desenvolvimento do projeto, que busca prevenir esses erros.
“Quando a gente previne esses erros, conseguimos diminuir a maior mortalidade do paciente, o tempo de internação, inclusive desfechos alarmantes, como o óbito, por exemplo, em decorrência desses erros. O Instituto de Práticas Seguras no Uso de Medicamento estima a ocorrência de oito mil mortes anuais por erro de medicação no Brasil. Então, o intuito de desenvolver o aplicativo ‘Enf na Dose Certa’ é justamente buscar a redução desses indicadores e uma prática clínica mais segura na enfermagem.”
O aplicativo foi validado por três especialistas em enfermagem quanto ao conteúdo, aparência e usabilidade. Ele também foi avaliado por profissionais da área, público-alvo da ferramenta. A expectativa é alcançar profissionais em regiões remotas do Brasil.
O projeto recebeu financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e contou com a colaboração de quatro alunas de graduação em enfermagem da UFF.