Já estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O cadastro pode ser feito até sexta-feira (15).
O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 67 mil vagas para o financiamento de cursos nesse primeiro semestre.
De acordo com as novas determinações para reserva de vagas, conforme determina o Fies Social, 50% delas são para estudantes inscritos no CadÚnico. Para se enquadrar nessa situação, é preciso ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos cobrados pela instituição de ensino superior.
Outra mudança no edital do Fies é na escolha de cursos pelos candidatos. Agora o estudante poderá escolher até três opções de curso de diferentes de áreas do conhecimento, o que não era permitido.
O MEC fez uma revisão das áreas de conhecimento prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia.
O resultado do Fies sai no dia 21 de março. Os pré-selecionados devem complementar as inscrições entre 22 e 26 de março. A lista de espera será divulgada do dia 28 de março a 30 de abril.