Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.
Só podem fazer a adesão aquelas instituições que tenham programas de residência autorizados pelo Ministério da Educação e garantidas as fontes financiadoras para pagamento das bolsas.
Para os candidatos, a vantagem é a de que as provas ocorrem em um único dia. É um sistema de classificação semelhante ao do Enem no Sistema de Seleção Unificada. Ele escolhe a especialidade, e depois da prova, o local onde irá fazer a residência de acordo com a pontuação feita. Claro que, quem tem as melhores notas, tem prioridade na escolha. Ano passado tanto a inscrição quanto as provas ocorreram no segundo semestre. Foram 68 mil inscritos concorrendo a cinco mil vagas e a bolsa oferecida, R$ 4.106.
As informações completas estão na página da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Gov.br/ebserh.