Acordo: após 80 dias de greve, aulas devem ser retomadas em julho

Entidades avaliam que, apesar de insuficiente, acordo teve avanços

Publicado em 28/06/2024 - 14:21 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal e os profissionais de Educação assinaram acordo na noite dessa quinta-feira (27). Com isso, a greve que durou oitenta dias acabou. As aulas devem ser retomadas agora em julho.

Para os professores, o acordo prevê aumento de 9% em 2025; e 3,5% em 2026, além de mudanças na progressão da carreira. Com o reajuste de 9% do ano passado, a categoria terá aumento de 28%, segundo o governo, acima da inflação esperada para o período 2023 a 2026.

Para os técnicos-administrativos, estão previstos aumentos de 4% em 2025; e 4,1% em 2026. O reajuste médio vai ser 31,2% em quatro anos. O servidor desta categoria poderá alcançar o topo da carreira em 15 anos.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior avalia que, apesar de insuficientes, os avanços no acordo são uma vitória.

Na internet, a Secretária de Comunicação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Teresa Bahia, disse que, apesar de não conseguir aumento em 2024, a categoria conquistou avanços importantes, entre eles a recomposição do orçamento dos institutos federais.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Lula participa de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca

Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960; e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: FAB lança 12 mil litros de água por voo em combate a fogo

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Entrevista: Viva Maria destaca "Capacita Cop 30" do Sesc Pará

A apresentadora do programa Viva Maria, Mara Régia, entrevistou diretora regional do Sesc Pará, Heloíva Tavora para falar sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Baixar arquivo
Geral

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

App Clique Cidadania atende migrantes e refugiados do RS

Na ferramenta digital, disponível para Android e iOS, é possível obter informações sobre como acessar programas emergenciais, benefícios e serviços sociais, localizar abrigos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
 

Baixar arquivo