Fim da greve das federais: acordo será assinado na quarta-feira, 26

Docentes ficaram quase 70 dias em paralisação. Reajuste só em 2025

Publicado em 24/06/2024 - 12:04 Por Sayonara Moreno, repórter da Rádio Nacional - Brasília

As universidades federais em greve devem começar o retorno às aulas nesta quarta-feira, 26, com prazo máximo no dia três de julho.

Após mais de dois meses de greve, os docentes e servidores técnico-administrativos da educação federal deram fim à paralisação.

A assinatura do acordo, entre as categorias e o governo, está prevista para esta quarta-feira, dia 26 de junho.   Na semana passada, os servidores da educação realizaram várias assembleias e mais de 20 universidades haviam decidido colocar fim ao movimento.

No fim de semana, o Comando Nacional da Greve decretou o fim das paralisações. O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Gustavo Sefferian, explica que o acordo atende parte das reivindicações dos professores federais. Gustavo Sefferian destacou que, mesmo com a assinatura do acordo, a categoria vai continuar na busca por negociar novas demandas.   

Quanto à pauta orçamentária, os docentes aceitaram encerrar a greve após quase 70 dias de paralisação, mesmo sem reajuste para este ano. Assim, o ministério da gestão vai conceder um aumento de 90% à categoria, no ano que vem, e 3,5% em 2026.

Para os técnico-administrativos, que ficaram quase 80 dias de greve, o reajuste vai ser de 9% em 2025 e 5% em 2026. Também sem reajuste para 2024.   

Foram seis rodadas de negociação entre o governo e os representantes das categorias. As últimas propostas foram oferecidas nos dias 11 e 14 de junho.

Agora, cada universidade tem autonomia de definir como fica o calendário de aulas, que devem ser retomadas até o dia três de julho.  
 

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo