Instituto Federal de SP vai ganhar 12 campi voltados a ensino técnico
Para criar mais de 16 mil vagas no ensino técnico, o Instituto Federal de São Paulo vai ganhar 12 novos campi no estado. O início das obras foi anunciado neste sábado, em evento com o presidente Lula, no campus da Zona Leste, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que também vai ganhar uma nova obra e um hospital universitário.
Durante o anúncio, o presidente Lula defendeu o acesso à educação de qualidade para toda a população, como forma de garantir oportunidades iguais.
Ao lado do presidente, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que para os campi do instituto federal de São Paulo, no estado, serão investidos mais de R$ 440 milhões.
Dois dos 12 novos campi do instituto serão construídos na capital. Os demais, nas cidades de Osasco, Santos, Diadema, Ribeirão Preto, Sumaré, Franco da Rocha,Cotia, Carapicuíba, São Vicente e Mauá. Cada uma das unidades deve atender, em média 1.400 estudantes, sendo a maior parte em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Já para a Universidade Federal de São Paulo, na Zona Leste, o espaço a ser construído vai abrigar quatro novos cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Administração Pública, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Durante a cerimônia dos anúncios, o representante do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, Mateus Muradas, destacou a importância da expansão das universidades para o interior do país e para além dos grandes centros.
Também anunciado, o Hospital Universitário da Unifesp deve ter 350 leitos, o que, segundo o governo, deve ampliar a capacidade de atendimento na região Sul de São Paulo e fortalecer a formação e capacitação dos profissionais de saúde. Para o novo campus e o hospital, o governo vai investir quase R$ 500 milhões, segundo o ministério da Educação.