Divulgado edital do ENEM para privados de liberdade; saiba as etapas

Unidades do sistema prisional devem aderir à aplicação do exame

Publicado em 22/08/2024 - 16:48 Por Sara Barreto* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

O Inep publicou o edital do Enem PPL, Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 12 de dezembro deste ano.

O Instituto destacou, em nota, que os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados devem efetuar a adesão, indicar as unidades para aplicação das provas e o responsável pedagógico. O prazo dessa etapa vai de 30 de setembro a 18 de outubro.

Para a adesão, deve ser enviado um documento via e-mail para aplicacao.ppl@inep.gov.br.

O assunto da mensagem deve ser “Adesão Enem PPL 2024".  

Já pelo Sistema PPL, no site do Inep, devem ser feitas as indicações das unidades de aplicação e dos responsáveis pedagógicos.

No mesmo sistema, as inscrições dos participantes podem ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos de 7 a 25 de outubro.

Segundo o Inep, as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e a diferença está na aplicação, que acontece em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo