A rede municipal de ensino de Heliópolis, na Bahia, retornou as aulas, em definitivo, nesta quarta-feira. As atividades tinham sido interrompidas após um ataque durante o horário de aulas na Escola Municipal Dom Pedro I. Três alunos da unidade foram mortos, em sala de aula, atingidos por tiros disparados por um colega. O autor dos disparos tirou a própria vida logo em seguida. O pai do adolescente de 14 anos confessou ser o dono do revólver calibre 38 utilizado no crime. A Polícia Civil ainda apura as motivações do ataque e aguarda decisão judicial para periciar celulares das vítimas e dos adolescentes.
O crime ocorreu no último dia 18 de outubro. A escola Dom Pedro I, que fica no povoado Serra dos Correias e atende por volta de 230 alunos, deve seguir apenas com atendimento de apoio aos estudantes e profissionais que trabalham na unidade, sem previsão da retomada das aulas.
Nessa terça-feira, a Polícia Militar, os psicólogos do MEC e representantes da Secretaria de Educação do Estado e do Município, realizaram encontros com gestores e colaboradores das unidades de ensino para uma última etapa antes de receber os alunos. Também houve encontro com os pais e responsáveis dos alunos da rede municipal.
Além dos encontros presenciais, a Prefeitura mantém dois telefones onde psicólogos estão disponíveis para oferecer assistência para aqueles que estão sofrendo emocionalmente devido aos recentes acontecimentos.