Enem 2024: 73,4% candidatos compareceram ao primeiro dia de provas
O primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2024 registrou presença de 73,4%.
Um aumento de 1,5 ponto percentual em relação a 2023.
Os dados foram divulgados na noite deste domingo, 3 , pelo Ministério da Educação e pelo Inep, instituto ligado à pasta, responsável pelo exame.
Mais de 4,3 milhões de pessoas confirmaram a inscrição, 10% a mais em relação ao ano passado.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o crescimento do número de inscritos entre os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio público.
"A gente teve, em 2023, apenas 58% dos alunos concluintes do ensino médio público no Brasil inscritos. Esse ano, chega a 94%, e em muitos estados há 100%. Eu considero que isso não se deve apenas ao esforço dos estados, mas também ao forte efeito do programa Pé- de-Meia, que paga ao aluno inscrito que realizar duas etapas da prova, no dia 3 e no dia 10, além de uma parcela extra para esses alunos".
Camilo Santana também detalhou o número de candidatos eliminados, mas afirmou que não houve ocorrências graves neste primeiro dia.
"Não houve nenhuma intercorrência grave durante todo o dia. No entanto, ocorreram algumas situações que resultaram na eliminação de 4.999 participantes. Além disso, houve problemas logísticos e algumas emergências médicas. Também enfrentamos problemas com a chuva no Mato Grosso. Apesar dessas ocorrências, elas não inviabilizaram a realização da prova para os participantes".
Sobre uma suposta imagem das provas que teria circulado nas redes sociais antes do horário de saída com os cadernos de questões, o ministro explicou.
"Por volta das 16 horas, uma pessoa tentou sair e teve que passar por todo o procedimento estipulado no edital. Ela está sendo interrogada e investigada pela Polícia Federal".
Neste domingo, os participantes fizerem provas de Linguagem e seus Códigos, Ciências Humanas e Redação com o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
O segundo dia de provas do Enem 2024 será no próximo domingo, dia 10 de novembro.
As provas serão de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
*Reportagem de Oussama El Ghaouri