Candidatas já podem baixar cartilha de segurança nas redes sociais

O guia, com dicas para as eleições, foi lançado pelo TSE e o Instagram

Publicado em quinta-feira, 29 Outubro, 2020 - 13:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Em tempos de redes sociais, as campanhas eleitorais ganharam uma outra dimensão. E para proteger candidatas de agressões virtuais, uma Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política, lançado pelo TSE – o Tribunal Superior Eleitoral - em parceria com o Instagram, oferece algumas dicas para as eleições deste ano.

A publicação apresenta informações para manter a segurança da página de mulheres candidatas contra ações de hackers, restrição de usuários e denúncias dos ataques à plataforma. Também dá dicas propositivas, de como usar cada ferramenta da rede social para fazer a diferença entre os eleitores.

A partir desta sexta-feira, 30 de outubro, esse guia já poderá ser baixado nas páginas do programa Participa Mulher, da Justiça Eleitoral, e da Central do Candidato Eleições Municipais 2020 Brasil, no Facebook.

Segundo Natália Paiva, responsável pela área de Políticas Públicas do Instagram na América Latina, as mulheres, principalmente negras, sofrem muito mais ataques virtuais do que homens durante a campanha eleitoral.

A cartilha foi lançada nessa quarta-feira (28), numa transmissão ao vivo, mediada pelo presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. Durante a live, o ministro Barroso destacou que a importância da participação feminina na política vai além da paridade entre homens e mulheres.

Segundo a Organização das Nações Unidas, entre 193 países, o Brasil ocupa a posição de número 140 no ranking de representação feminina em cargos públicos eletivos.

Segundo estudo sobre a participação de mulheres na política do Instituto Alziras, 55% das prefeitas possuem secretariado composto por mais de 40% de mulheres. Mas, nas câmaras de vereadores apenas 8% têm mulheres em sua composição.

Em 2020, dados do TSE apontam que mulheres representam 33,5% das candidaturas, pouco acima do exigido pela Lei Eleitoral.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Rendimento dos 10% mais ricos é o triplo dos 40% mais pobres no Brasil

Pesquisa do IBGE mostra destribuição desigual de riquezas no país

Baixar arquivo
Educação

Movimento Contrate Universitários visa ajudar estudantes desempregados

Com a pandemia do novo coronavírus, estudantes estão enfrentando não só dificuldades para estudar, mas para trabalhar, também.

Baixar arquivo
Economia

Governo antecipa pagamento de dezembro aos segurados do INSS no Amapá

Com o restabelecimento do serviço de energia elétrica, os moradores do Amapá tentam agora voltar à vida normal. E para ajudar nessa retomada, o governo federal decidiu antecipar aos segurados do INSS no estado os pagamentos dos benefícios de dezembro.

Baixar arquivo
Esportes

Ídolo do futebol mundial, Diego Maradona morre aos 60 anos

Um dos maiores nomes do futebol mundial em todos os tempos, Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa tem lucro líquido de R$ 1,89 bilhão no terceiro trimestre

 Nos 9 primeiros meses deste ano, o lucro somou R$7,5 bilhões, queda de 53,6% em relação ao ano passado. 

Baixar arquivo
Eleições 2020

Cresce violência contra candidatos entre janeiro e novembro

A violência contra candidatos aumentou nas eleições deste ano em comparação com as duas eleições anteriores.

Baixar arquivo