logo Radioagência Nacional
Eleições 2020

PF vai usar drones para combater fraudes nas eleições em todo país

Mais de 100 aeronaves não tripuladas vão sobrevoar zonas eleitorais
Baixar
Cristiane Ribeiro
27/10/2020 - 16:23
Brasília

A Polícia Federal vai usar drones em todos os estados para auxiliar o trabalho dos agentes na prevenção e repressão a crimes eleitorais. São mais de 100 aeronaves não tripuladas que vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país nas eleições municipais nos próximos dias 15 e 29 de novembro, em caso de segundo turno.

Nesta terça-feira (27), a PF fez treinamentos com drones em alguns estados, como Alagoas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, os equipamentos foram apresentados em um exercício simulado, no entorno do Museu do Amanhã, no centro da cidade.

O delegado regional de combate ao Crime Organizado da PF no Rio, João Garrido, enfatizou que o equipamento vai ajudar na investigação dos crimes de compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna.

De acordo com a Polícia Federal, os drones podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude e possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Ainda segundo a PF, o equipamento se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus.

x