PF vai usar drones para combater fraudes nas eleições em todo país

Mais de 100 aeronaves não tripuladas vão sobrevoar zonas eleitorais

Publicado em 27/10/2020 - 16:23 Por Cristiane Ribeiro - Brasília

A Polícia Federal vai usar drones em todos os estados para auxiliar o trabalho dos agentes na prevenção e repressão a crimes eleitorais. São mais de 100 aeronaves não tripuladas que vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país nas eleições municipais nos próximos dias 15 e 29 de novembro, em caso de segundo turno.

Nesta terça-feira (27), a PF fez treinamentos com drones em alguns estados, como Alagoas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, os equipamentos foram apresentados em um exercício simulado, no entorno do Museu do Amanhã, no centro da cidade.

O delegado regional de combate ao Crime Organizado da PF no Rio, João Garrido, enfatizou que o equipamento vai ajudar na investigação dos crimes de compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna.

De acordo com a Polícia Federal, os drones podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude e possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Ainda segundo a PF, o equipamento se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

Prefeitura de Franca é condenada a indenizar vítima de enxurrada

O valor da indenização é de R$ 70 mil. O município vai ter que pagar também uma pensão mensal à esposa da vítima até a data em que ela completaria 79 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

El Niño mantém temperaturas elevadas em abril

 Além do aumento nas temperaturas, mês terá escassez de chuva em algumas regiões e índices acima da média, em outras.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na Amazônia

Os agentes da Força Nacional vão atuar, até 31 de dezembro, na fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais.  

Baixar arquivo
Saúde

Hemocentro do Rio convoca doadores de plaquetas

Epidemia de dengue afetou o estoque do elemento do sangue que ajuda a controlar as hemorragias, na forma grave da doença. Os doadores precisam ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 60 quilos. Também é preciso não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

Baixar arquivo
Economia

Produtores afetados por eventos climáticos podem renegociar dividas

Produtores e agricultores familiares de Estados afetados por eventos climáticos, ou com dificuldades para vender, poderão renegociar dívidas, de crédito rural para investimentos, que vão vencer em 2024. A Resolução do Conselho Monetário

Baixar arquivo
Geral

Moradores fecham via em Recife em protesto por atropelamento

Moradores fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (1º) por causa do atropelamento que deixou 6 mortos e cerca de 30 feridos em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Eles colocaram fogo em objetos e fecharam a via PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca, pedindo melhorias na qualidade do transporte da região

Baixar arquivo