PF vai usar drones para combater fraudes nas eleições em todo país

Mais de 100 aeronaves não tripuladas vão sobrevoar zonas eleitorais

Publicado em 27/10/2020 - 16:23 Por Cristiane Ribeiro - Brasília

A Polícia Federal vai usar drones em todos os estados para auxiliar o trabalho dos agentes na prevenção e repressão a crimes eleitorais. São mais de 100 aeronaves não tripuladas que vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país nas eleições municipais nos próximos dias 15 e 29 de novembro, em caso de segundo turno.

Nesta terça-feira (27), a PF fez treinamentos com drones em alguns estados, como Alagoas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, os equipamentos foram apresentados em um exercício simulado, no entorno do Museu do Amanhã, no centro da cidade.

O delegado regional de combate ao Crime Organizado da PF no Rio, João Garrido, enfatizou que o equipamento vai ajudar na investigação dos crimes de compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna.

De acordo com a Polícia Federal, os drones podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude e possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Ainda segundo a PF, o equipamento se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo