Polícia Federal vai atuar com drones de alta tecnologia nas eleições
Quase 5 mil policiais federais vão atuar neste final de semana em apoio às eleições municipais. Segundo a PF, os agentes vão trabalhar com drones de alta tecnologia, capazes de voar em elevada altitude de forma imperceptível. Pela primeira vez, a Polícia Federal vai contar com o uso de drones nas eleições.
Pelas câmeras de longo alcance, será possível identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. Tudo para prevenir e combater crimes e garantir a segurança de eleitores.
Os agentes já estão atuando em locais onde foram detectadas situações de maior sensibilidade, histórico de conflitos e problemas relacionados a crimes eleitorais. Os drones serão usados em várias cidades do país .
Entre as principais frentes de atuação, estão o combate às organizações criminosas no processo eleitoral e à desinformação, as chamadas fake news.
A tecnologia além de reduzir o número de policiais em campo, vai diminuir a possibilidade de contaminação pela covid-19, em tempos de pandemia.
Um centro integrado de controle, instalado em Brasília, vai atuar em conjunto com as secretarias de segurança pública dos estados e outros órgãos federais, no primeiro e no segundo turnos.