Prefeitos e vereadores eleitos devem encaminhar documentos até dia 15
Com o fim do 2º turno das eleições municipais, os prefeitos e vereadores eleitos ainda tem um caminho burocrático a percorrer até a posse no dia 1º de Janeiro.
Até o dia 15 de dezembro, os candidatos e partidos deverão encaminhar a prestação de contas referentes ao 1º e 2º turnos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação dos eleitos deve ocorrer até o dia 18 de dezembro. O especialista em direito eleitoral, Acácio Miranda, explica que a entrega da prestação e a aprovação das contas eleitorais é um passo fundamental nessa etapa.
Com a pandemia da covid-19, há algumas peculiaridades nas eleições deste ano. Nas prefeituras de Itaguaru, em Goiânia, e Passa Quatro, em Minas Gerais, os prefeitos eleitos morreram após a realização do pleito. Em ambos os casos, a justiça eleitoral deve determinar a posse do vice.
Em Goiânia, o prefeito eleito Maguito Vilela ganhou o 2º turno, mas permanece na UTI. Acácio Miranda explica que, no caso de Goiânia, é possível que a diplomação de Maguito ocorra sem a presença dele, através de um representante.
Lembrando que em Macapá, devido ao apagão, o 1º turno irá ocorrer no dia 6 de dezembro e o 2º turno no dia 20 de dezembro, se houver. A data limite da realização das eleições é até o dia 27 de dezembro, de acordo com emenda constitucional que alterou o calendário das eleições deste ano.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 31/10/2024 O Advogado Geral da União, Jorge Messias, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Um dia antes da ocupação das tropas federais na favela da Maré, policiais revistam carros, moradores e apreendem grande quantidade de drogas e armas na favela (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)