Rio de Janeiro ainda não tem mesários suficientes para eleições 2020

TRE-RJ está com dificuldades para atender as 175 zonas eleitorais

Publicado em 06/11/2020 - 17:19 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A 10 dias das eleições, Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País comemoram um recorde de inscrições de voluntários para atuar como mesários nas eleições municipais.

Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral junto aos TREs mostra um aumento de mais de 200% no número de inscritos, em comparação a 2016. 

Ao todo, para estas Eleições, o TSE computou mais de um milhões de novos voluntários cadastrados. Os demais fazem parte do banco de dados do Tribunal.

Os principais destaques foram São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que tiveram o maior aumento em números absolutos. Já no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral está com dificuldades de completar o quadro.

De acordo com o TRE, seriam necessários quatro mesários cada seção das 175 zonas eleitorais. Algumas cidades da Região Metropolitana e do litoral norte do estado são as que enfrentam maior problema devido à baixa adesão. Entre elas, estão Niterói, Resende, Rio Bonito e Campos.

A Justiça Eleitoral avisa que, quem tiver interesse em participar do pleito de 15 de Novembro, ainda pode se inscrever. Basta preencher até o dia 12 um cadastro no site do TRE, ou no aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones, com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Economia

História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Baixar arquivo
Esportes

Internacional e Cruzeiro empatam pelo Brasileirão Feminino

O Palmeiras segue líder com 22 pontos, Corinthians, com 21, e o Inter, com 20.

Baixar arquivo
Esportes

Ituano e Grêmio empatam no encerramento da rodada da Série B

Já nesta terça-feira, teremos a abertura da oitava rodada da Série B. Às 21h30, tem Novorizontino e Sport.

Baixar arquivo
Geral

Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho por causa da tempestade subtropical, que deve evoluir ao longo desta terça-feira. Paraná e o sul de São Paulo também devem ser afetados.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (17)

Cuiabá, em Mato Grosso, tem sol com muitas nuvens, temperatura entre 21 e 28º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta terça-feira (17)

Curitiba, no Paraná, apresenta poucas nuvens, com possibilidade de geada. É bom os curitibanos tirarem os casacos dos armários, porque o frio promete ser intenso.

Baixar arquivo