Rio de Janeiro ainda não tem mesários suficientes para eleições 2020

TRE-RJ está com dificuldades para atender as 175 zonas eleitorais

Publicado em 06/11/2020 - 17:19 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A 10 dias das eleições, Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País comemoram um recorde de inscrições de voluntários para atuar como mesários nas eleições municipais.

Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral junto aos TREs mostra um aumento de mais de 200% no número de inscritos, em comparação a 2016. 

Ao todo, para estas Eleições, o TSE computou mais de um milhões de novos voluntários cadastrados. Os demais fazem parte do banco de dados do Tribunal.

Os principais destaques foram São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que tiveram o maior aumento em números absolutos. Já no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral está com dificuldades de completar o quadro.

De acordo com o TRE, seriam necessários quatro mesários cada seção das 175 zonas eleitorais. Algumas cidades da Região Metropolitana e do litoral norte do estado são as que enfrentam maior problema devido à baixa adesão. Entre elas, estão Niterói, Resende, Rio Bonito e Campos.

A Justiça Eleitoral avisa que, quem tiver interesse em participar do pleito de 15 de Novembro, ainda pode se inscrever. Basta preencher até o dia 12 um cadastro no site do TRE, ou no aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones, com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: Palacete do Museu Histórico da Cidade reabre após dez anos fechado

Depois de uma década fechado, o Palacete do Museu Histórico da Cidade, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, foi reaberto nesta terça-feira (18), que comemora o Dia Internacional dos Museus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Intérpretes de línguas indígenas podem atuar na justiça de Tocantins

Profissionais intérpretes de línguas indígenas e peritos antropólogos podem se credenciar para ajudar no atendimento de indígenas acusados ou condenados por crimes no estado do Tocantins.

Baixar arquivo