TSE: processo eleitoral em Macapá será concluído até 27 de dezembro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (12) o adiamento da votação de domingo na capital do Amapá.
As novas datas de primeiro e segundo turno ainda não foram definidas, mas o ministro Luís Roberto Barroso ressaltou que todo o processo deve ser finalizado até 27 de dezembro.
O presidente do TSE aceitou o pedido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), que destacou a falta de segurança para a realização das eleições nesse domingo, 15 de novembro.
Segundo o TRE, há muitas ações de vandalismo na cidade, algumas delas dirigidas e coordenadas por membros de facções criminosas.
Durante a sessão do TSE, o ministro Alexandre de Moraes chegou a falar na possibilidade de intervenção federal em Macapá, caso o estado não consiga conter os problemas de segurança.
Os moradores confirmam a falta de segurança. Vânia Dantas, moradora de Macapá, chegou a fazer um pedido de socorro.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que vai solicitar investigação à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal sobre as causas do incêndio na subestação de energia que provocou um apagão no Amapá. Um laudo preliminar da Polícia Civil informa que, aparentemente, não foi um raio que causou o acidente.
O prazo dado pela Justiça para que a energia fosse 100% restabelecida pela Isolux terminou nesta quinta-feira. Mas, até o começo desta tarde, os moradores ainda convivem com o revezamento de energia. A Isolux pode ser multada em R$ 15 milhões se o problema não for resolvido.