Prazo para justificar ausência nas eleições termina hoje (14)

Publicado em 14/01/2021 - 14:50 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem só esta quinta-feira  para justificar a ausência. Caso contrário, vai pagar multa. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro

O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou IOS.

O procedimento pode ser feito também de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em todo caso, o eleitor deve preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral, descrevendo porque não votou e com a documentação que comprove a razão da falta.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação, terá que pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa ou solicitar isenção, caso comprove que não tem dinheiro para pagar a penalidade.

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo