TSE formaliza acordo com 8 redes sociais para combater desinformação

Publicado em 15/02/2022 - 17:55 Por Agência Brasil - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral formalizou hoje parceria com oito redes sociais para combater a desinformação sobre o processo eleitoral deste ano. Ação semelhante já ocorreu em eleições anteriores. Neste ano, a novidade foi a inclusão da Kwai, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos.

A parceria envolve ações, medidas e projetos a serem desenvolvidos em conjunto pelo TSE e as plataformas, de acordo com as especificidades da cada uma. Tais ações serão colocadas em prática mesmo após o período eleitoral, até 31 de dezembro.

Uma das principais linhas de trabalho é a remoção de conteúdos considerados danosos ao processo eleitoral. Nesse sentido, plataformas como TikTok, Facebook e Instagram anunciaram que vão excluir publicações nocivas. O Twitter, por sua vez, demonstrou postura mais cautelosa.

Já os dirigentes do WhatsApp afirmaram que continuarão a suspender contas que apresentem “atividade anormal”. Segundo a direção da plataforma de mensagens instantâneas, em todo o mundo são suspensas mais de 8 milhões de contas por mês do aplicativo.

Com informações da Agência Brasil, Adalto Gouveia, para a Radioagência Nacional.

Edição: Valéria Aguiar / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo