Ativa contra o racismo, Ary Borges comemora chance na seleção feminina

Novidade, meia do Palmeiras quer influenciar combate ao preconceito

Publicado em 21/09/2020 - 16:11 Por Lincoln Chaves - São Paulo

Ary Borges quer dar exemplo dentro e fora de campo. Uma das revelações da nova geração do futebol feminino do país, a meio-campista do Palmeiras, de 20 anos, é ativa no combate ao preconceito, seja de gênero ou racial. Na entrevista coletiva que concedeu na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde está reunida com a seleção feminina, não foi diferente.

Ela é uma das novidades da convocação da técnica Pia Sundhage para um período de treinos, iniciado há uma semana. A meia é parte da geração que representou o Brasil no Mundial sub-20 de 2018, na França, ao lado da zagueira Tainara, da lateral Isabella e da atacante Victória Albuquerque, que também integram a convocação.

Outra novidade em Teresópolis é Pardal, do Corinthians. A jogadora foi convocada pela primeira vez em 2017, quando Emily Lima era a técnica da seleção. De lá para cá, apesar de não ter sido mais chamada, a defensora foi eleita duas vezes melhor zagueira do Campeonato Paulista e a melhor da posição no último Brasileiro.

Uma das características que Pia Sundhage mais preza é a polivalência, já que só 18 jogadoras podem ser convocadas à Olimpíada. Para marcar presença em Tóquio, no ano que vem, Pardal se colocou à disposição para atuar em outras setores além da zaga. A jogadora, por exemplo, iniciou a carreira como volante.

Devido às restrições de viagem causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que impediram a realização de amistosos internacionais, Pia só pôde chamar atletas que atuam no Brasil. O período de treinos segue até terça-feira (22).

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo