O boxe brasileiro assegurou, nesta sexta-feira (30), pelo menos uma medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio. Abner Teixeira, de 24 anos, venceu Hussein Eishaish, da Jordânia, na categoria peso-pesado (até 91kg), pelas quartas de final, por decisão dos árbitros por 4 a 1. Todas as lutas da modalidade são disputadas na Arena Kokugikan, na capital Tóquio.
Classificado às semifinais, o paulista garantiu espaço no pódio, já que no boxe não há disputa pelo terceiro lugar. Na próxima fase, Abner vai encarar o cubano Julio César La Cruz, campeão na Rio-2016. O duelo acontecerá na terça-feira (3), às 6h50 (horário de Brasília).
A atual campeão mundial e número um do mundo, Bia Ferreira, venceu na estreia Shih-Yi Wu, de Tawian. O confronto da categoria peso médio (até 60 kg) teve que ser decidido pelos cinco juízes, que deram vitória para a brasileira por unanimidade. Classificada para as quartas de final, Bia Ferreira, de 28 anos, vai enfrentar Raykhona Kodirova, do Uzbequistão, na próxima terça-feira, às 5h, horário de Brasília. Se vencer, garante pelo menos medalha de bronze.
Também tivemos outro boxeador brasileiro no ringue na madrugada desta sexta-feira. O meio pesado (até 81 kg), Keno Marley, foi eliminado pelo britânico Benjamin Whittaker nas quartas de final. A luta foi definida em decisão de cinco árbitros, sendo que três julgaram o europeu vencedor, contra dois que entenderam o sul-americano melhor.