Seleção brasileira masculina leva o ouro no futebol de 5

Publicado em 04/09/2021 - 12:14 Por Igor Santos - Enviado Especial da EBC - Tóquio

Durante os Jogos Paralímpicos é interessante acompanhar as histórias dos atletas que chegam a patamares inéditos e vencem as próprias expectativas. Mas, também torcemos para que algumas escritas não sejam quebradas.

Para nós brasileiros, o futebol de 5 é exatamente isso. E a nossa seleção confirmou o favoritismo. Bateu a Argentina na Final por 1 a 0 e conquistou o 5º ouro paralímpico nas cinco edições em que a modalidade esteve presente no programa. O gol da vitória foi marcado por Nonato num chute forte de perna esquerda.

A curiosidade na decisão foi a chuva que caiu insistentemente no gramado do Parque Esportivo Aomi. O jogo foi truncado, tenso e um pouco perigoso para os atletas também. Em muitos casos, partidas de futebol de 5 acabam adiadas em caso de chuva, já que, além da integridade física, os atletas também precisam do máximo de silêncio para ouvir o guizo que fica dentro da bola. Porém, a decisão em Tóquio foi de ir até o fim mesmo com o pé d´água. 

Além de mais um ouro, a seleção manteve outra marca: a de nunca ter sido derrotada em uma Paralimpíada.  Agora, já são 27 partidas sem perder, espalhadas por cinco Paralimpíadas.

Com o ouro do futebol de 5, chegamos a 22 em Tóquio. Um novo recorde para o Brasil.

Agora, temos só mais um dia de competição para tentar melhorar ainda mais a marca. Mas, com certeza de já ter feito história. 

Edição: Priscilla Mazenotti/Naitê Almeida

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo