No peito, Yeltsin Jacques tem a prova definitiva de que ninguém foi mais rápido do que ele nos 1.500 metros e nos 5.000 metros T-11 para atletas cegos. Na memória a honra de saber que alcançou algo simbólico para o país. O ouro número 100 em Jogos Paralímpicos. "Foi pela centésima vez que o nosso hino foi tocado no lugar mais alto do pódio em Jogos Paralímpicos, foi excepcional", disse.
Um dia depois do marco histórico, que veio nos 1.500 metros, com direito a recorde mundial, o sul-mato-grossense estava leve. O fundista está com 100% de aproveitamento em Tóquio, com dois primeiros lugares em duas provas.
Yeltsin está tendo alguns dias pra respirar, mas ainda tem um objetivo a cumprir para manter o retrospecto perfeito em Tóquio. No domingo, ele vai explorar as ruas da cidade em busca do ouro na maratona. São 42,195 km. É uma dinâmica bem diferente das outras provas que ele disputou até agora.
"Conto com a torcida de todos e vamos lá e vamos tentar trazer mais um pro Brasil na maratona", disse o atleta.
![Divulgação Píer Mauá Rio de Janeiro (RJ) 10/02/2024 - Navios estrangeiros e nacionais atracam no Rio trazendo turistas para o carnava
Foto: Divulgação Píer Mauá](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alexandre Loureiro/COB/Direitos Reservados seleção feminina, Jogos Pan-americanos Santiago 2023, Handebol Feminino](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Ari Versiani/PAC Usina de Energia Eólica (UEE) em Icaraí, no Ceará (CE)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wenderson Araujo/Trilux Colheita de soja. Governo retoma Programa de Estoque Público de Alimentos. Foto: Wenderson Araujo/Trilux](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Beth Santos/Prefeitura do RJ Prefeitura do Rio reabre Palacete do Museu Histórico da Cidade, fechado há dez anos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)