Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Publicado em 18/08/2022 - 19:25 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Equipe mineira vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas e técnico seleciona atletas que podem disputar o mundial em outubro.

Foi uma final emocionante. No último quarto da partida, o Minas Quad, que estava quatro pontos atrás no placar, virou o jogo e venceu a equipe do Santer, no Rio de Janeiro. Com isso o time mineiro conquistou seu pentacampeonato.

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial em outubro na Dinamarca também foram escolhidos nessa quarta-feira.

É a primeira vez que o Brasil vai disputar o título do mundial. Para o treinador da seleção brasileira, Rafael Botelho, a meta é subir no ranking para disputar uma vaga nas Paralimpíadas de Paris.

O desafio é grande. Na chave da seleção brasileira estão equipes que lideram o ranking mundial, como Australia, Canada, Dinamarca e Japão.

Em 2022, o rugby de cadeira de rodas brasileiro ficou de fora das Olímpiadas de Pequim.

Se no rugby, derrubar os atletas faz parte da estratégia, na versão em cadeira de rodas o contato corporal é proibido. Já entre as cadeiras, as trombadas são livres e frequentes.

A meta do jogo é atravessar a linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola na mão. Uma característica diferencia a modalidade de outros esportes: as equipes são mistas com homens e mulheres na mesma equipe.

Mariana Costa entrou para o esporte paralímpico pelo basquete em cadeira de rodas, em 2001. Em 2015 foi convidada para integrar a equipe de Rugby da ADEACAMP, a Associação de Esportes Adaptados de Campinas. Hoje, aos 33 anos, é uma das estrelas da equipe. Agora o sonho dela é montar uma seleção de rugbi feminina.

Nessa quarta-feira, a Adeacamp venceu a segunda divisão do campeonato brasileiro e conseguiu uma vaga na primeira divisão, a elite do rugby brasileiro.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo