Especialistas alertam sobre riscos para "atletas de verão"

Publicado em 15/01/2023 - 10:12 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Época de verão: para alguns, surge aquela preocupação com o próprio corpo - que, muitas vezes, não ocorre durante o resto do ano. Por isso, é um período em que alguns decidem começar a praticar exercícios físicos, como o beach tennis, frescobol, ciclismo e corrida. Mas é aí que está o perigo para os chamados "atletas de verão".

De acordo com a educadora física Carla Arnoni, essa prática aumenta a chance de sentir dor, ou mesmo se machucar praticando esportes desafiadores e, muitas vezes diferentes do que estão acostumados; e alerta que o risco de problemas vai desde uma lesão ortopédica a complicações no coração. Segundo ela, isso não está relacionado ao tipo de esporte, mas sim à preparação para ele, como os alongamentos pós-treino, por exemplo.

Segundo a educadora, uma demanda física mais intensa para o corpo afeta toda a rotina, desde a necessidade de uma dieta diferenciada até o regime de sono.

Para os chamados "atletas de verão" que se preocupam com a questão estética, é possível ver mudanças no corpo em um período curto de exercícios, mas eles não são necessariamente consistentes. O que é diferente para quem pratica o ano todo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para combater riscos do sedentarismo, a recomendação é a prática de até 300 minutos de atividade física semanal, o que podem incluir até mesmo a caminhada diária para o trabalho. O jeito é não ser apenas atleta de "verão", mas aproveitar a iniciativa para continuar se cuidando o resto do ano todo.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo
Geral

Haddad: desoneração da folha traz risco de nova reforma da Previdência

No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto que prorrogava até 2027 a desoneração. Esse projeto troca a contribuição previdenciária - que é 20% da folha de pagamento - por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores.

Baixar arquivo
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo