logo Radioagência Nacional
Esportes

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina em 2027

10ª edição do torneio terá 32 países e será disputada em dez cidades
Baixar
Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional
17/05/2024 - 09:39
Brasília
FIFA President Gianni Infantino poses with the Brazilian delegation after Brazil won the bid to host the Women's World Cup, during the 74th FIFA Congress at the Queen Sirikit National Convention Center in Bangkok, Thailand, May 17, 2024. REUTERS/Chalinee Thirasupa
© REUTERS/Chalinee Thirasupa

Pela primeira vez, o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que vai acontecer em 2027. Na madrugada dessa sexta-feira (17), nosso país foi escolhido para ser o primeiro da América do Sul a receber a competição. Foram 119 votos na eleição promovida no Congresso da Fifa, em Bangkok, na Tailândia; contra 78 da candidatura formada por Alemanha, Holanda e Bélgica.

Logo após o anuncio da vitória brasileira pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história.

O presidente da CBF lembrou a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul e disse que o futebol feminino no país será fortalecido; assim como no estado, que deve ganhar um centro de desenvolvimento da modalidade.

O ministro do Esporte, André Fufuca, que representou o governo no evento, falou que a competição será uma oportunidade para promover o futebol feminino e a igualdade de gênero. Ele também mencionou a luta do povo gaúcho e que o Rio Grande Sul vai ser um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027.

Em uma rede social, Marta, eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Fifa, divulgou um vídeo em que comemora a escolha do Brasil.  

Por ser a anfitriã do Mundial, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades. 

Vale lembrar que o Brasil já organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014; e as Olimpíadas de 2016.

x