Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos terá inovação histórica

Pela primeira vez o evento acontece fora de um estádio

Publicado em 26/07/2024 - 09:27 Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Criativa, inusitada, histórica e inovadora. Assim será a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (28/07), a partir das duas e meia da tarde. O rio Sena será o palco do desfile. É a primeira vez que a abertura dos Jogos acontecem fora de um estádio. Serão quase 100 barcos no transporte de 10 mil e 500 atletas de 206 países. O percurso de seis quilômetros passa por monumentos mundialmente conhecidos, como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, além dos locais dos Jogos.

A delegação brasileira conta com 274 atletas competindo em 39 modalidades. O Brasil terá como porta-bandeiras Raquel Kochhann, do rugby, e Isaquias Queiroz, da canoagem de velocidade.

Em entrevista ao Time Brasil, Isaquias falou sobre a expectativa de medalhas e a vontade de entrar na água em Paris.

“Com o pescoço pesado, com duas medalhas olímpicas de ouro. A primeira coisa que eu quero fazer, que todo dia eu vou fazer, é botar meu barco naquela raia e sentir aquela água e saber de que lado o vento vem, exatamente para ter mais tranquilidade. Remar mil metros é uma prova bem cansativa. O barco de equipe também é uma prova bem pegada, não pode dar mole.”

Em Paris, 600 mil pessoas são esperadas para acompanhar a passagem dos atletas no rio Sena. A expectativa é que mais de um bilhão e meio de pessoas assistam em todo o mundo as transmissões da abertura dos Jogos de Paris.
 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Geral

"Um bom momento para Nacionalidade" diz Barroso sobre o 7 de setembro

A presença dos chefes dos 3 Poderes – Barroso, o presidente Lula, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comprova isso, na opinião do ministro.

Baixar arquivo
Política

Barroso comenta demissão de Sílvio Almeida após acusações de assédio

Um dia após a demissão de Sílvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, disse que aguarda o desfecho da situação.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros

A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira  na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo