COI anuncia paridade de gênero nos Jogos Olímpicos de Paris

Equipe de refugiados bate recorde de participação

Publicado em 03/07/2024 - 06:26 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no fim deste mês, serão os primeiros da história com paridade de gênero. Ou seja, 50% de atletas femininos e 50% de atletas masculinos. O anúncio foi feito pelo presidente do Comite Olímpico Internacional Thomas Bach, em reunião do Conselho dos Direitos Humanos da ONU ocorrido em Genebra, na Suíça.

Em seu discurso, o presidente do COI também enfatizou a importância de os países adotarem políticas de incentivo ao esporte na construção de comunidades mais inclusivas.

Ele também declarou que a equipe internacional de refugiados, organizada pelo Comite Olímpico internacional terá recorde de atletas nesta edição. Serão 36 atletas de países como Síria, Irã, Sudão e Venezuela.

A cerimônia de abertura das olimpíadas de Paris está marcada para acontecer no dia 26 de julho, e o encerramento será no dia 11 de Agosto.

 

Edição: Samia Mendes / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: os detalhes da primeira ponte aérea Rio-São Paulo

A ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro é a rota mais movimentada do Brasil. A primeira vez que um piloto realizou um voo, sem escalas, entre as duas cidades foi em 5 de julho de 1914.

Baixar arquivo
Economia

Candidatos ao CNU podem solicitar devolução da taxa de inscrição

Prazo para  fazer o pedido começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Ou seja, serão apenas três dias.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria: Festival Latinidades celebra sua 17ª edição em Salvador

Embalado pela força e expressão das negras homenageadas, o festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina e do Caribe, destaca a jornalista Jacira da Silva, que a partir desta edição seu nome será eternizado em um Prêmio de Jornalismo dedicado espe

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa mostra desigualdades regionais no acesso ao parto no RJ

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro analisaram dados do SUS, no período de 2010 a 2019, e verificaram que o deslocamento intermunicipal das gestantes para o parto hospitalar aumentou de quase 16 para 21% em dez anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Diva do canto e transfeminista, Vivian Fróes luta e crê na superação

Vivian é preparadora vocal e regente de corais. Ela é a voz da vinheta do nosso podcast TRANSformando as Artes, produzido pela Radioagência Nacional em parceria com a Agência Brasil, e a protagonista deste episódio bônus.

Baixar arquivo