História Hoje: primeira campeã olímpica de nação islâmica

Publicado em 08/08/2024 - 07:57 Por História Hoje - Brasília

A modalidade feminina dos 400 metros com barreiras foi disputada pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 8 de agosto de 1984, Nawal El Moutawakel venceu a prova e se tornou a primeira mulher de uma nação islâmica a ganhar uma medalha olímpica e a primeira atleta do Marrocos a conquistar o ouro.

Nawal nasceu em uma família de esportistas com pai judoca e mãe jogadora de vôlei. Aos 14 anos, a jovem começou a treinar atletismo. Em 1983, conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo, no Marrocos, e foi campeã africana dos 400 metros com barreiras.

Com o alto rendimento, a atleta ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde passou a treinar com uma melhor estrutura. E, em 1984, o sonho de participar das Olimpíadas virou realidade.

Na etapa final da Olimpíada de Los Angeles, havia oito competidoras para o percurso de 400 metros com dez barreiras. Aos 22 anos, Nawal completou a prova em 54 segundos e venceu as adversárias com folga.

Em sua cidade natal, Casablanca, a prova foi transmitida às duas da manhã. Com a vitória de Nawal, as pessoas foram às ruas para celebrar a medalha inédita, mesmo de madrugada.

Aos 25 anos, três anos depois da conquista inédita e de passar por uma cirurgia no joelho, Nawal deixou as pistas. Em 1998, Nawal El Moutawakel entrou para o Comitê Olímpico Internacional. Em 2017, a ex-atleta foi condecorada pelo Governo Brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul em uma cerimônia realizada no Marrocos. Nawal recebeu a honraria por sua contribuição na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Edição Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo