A modalidade feminina dos 400 metros com barreiras foi disputada pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 8 de agosto de 1984, Nawal El Moutawakel venceu a prova e se tornou a primeira mulher de uma nação islâmica a ganhar uma medalha olímpica e a primeira atleta do Marrocos a conquistar o ouro.
Nawal nasceu em uma família de esportistas com pai judoca e mãe jogadora de vôlei. Aos 14 anos, a jovem começou a treinar atletismo. Em 1983, conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo, no Marrocos, e foi campeã africana dos 400 metros com barreiras.
Com o alto rendimento, a atleta ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde passou a treinar com uma melhor estrutura. E, em 1984, o sonho de participar das Olimpíadas virou realidade.
Na etapa final da Olimpíada de Los Angeles, havia oito competidoras para o percurso de 400 metros com dez barreiras. Aos 22 anos, Nawal completou a prova em 54 segundos e venceu as adversárias com folga.
Em sua cidade natal, Casablanca, a prova foi transmitida às duas da manhã. Com a vitória de Nawal, as pessoas foram às ruas para celebrar a medalha inédita, mesmo de madrugada.
Aos 25 anos, três anos depois da conquista inédita e de passar por uma cirurgia no joelho, Nawal deixou as pistas. Em 1998, Nawal El Moutawakel entrou para o Comitê Olímpico Internacional. Em 2017, a ex-atleta foi condecorada pelo Governo Brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul em uma cerimônia realizada no Marrocos. Nawal recebeu a honraria por sua contribuição na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Paula de Castro
Edição Web: Marizete Cardoso