Jogos de Paris: "Eu vim focada", diz Bia Souza após conquista do ouro

Judô é o esporte que mais traz medalhas para o Brasil em Olimpíadas.

Publicado em 02/08/2024 - 20:56 Por Maria Paula Carvalho - Rádio França Internacional - Paris

O Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (2) e foi no judô.

Beatriz Souza entrou confiante no tatame aqui na Arena Campo de Marte, onde lutou contra as melhores judocas do mundo na atualidade, na categoria acima de 78 kg.

A brasileira Beatriz Souza entrou na disputa nas oitavas de final e eliminou a nicaraguense Isaiana Marenco por ippon.

Na sequência ela enfrentou e venceu a sul-coreana Kim Hayun com um wazari, vitória confirmada após uma revisão no vídeo, já no golden score, o tempo extra do combate.

Paris 2024 Olympics - Judo - Women +78 kg Semifinal of Table A - Champ-de-Mars Arena, Paris, France - August 02, 2024. Romane Dicko of France in action against Beatriz Souza of Brazil. REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Paris 2024 - Romane Dicko e Beatriz Souza - Reuters/Kim Kyung-Hoon/Proibida reprodução

Na semifinal, Beatriz Souza enfrentou uma algoz, a campeã mundial e número um do ranking Romane Dicko que derrotou a brasileira na final do Mundial em 2022, mas nesta final olímpica Beatriz enfrentou até a torcida contra e aplicou um ippon na adversária e foi para a final.

Na disputa do ouro contra a israelense Ras Hershko, Beatriz conseguiu um wazari aos 41 segundos de luta e segurou o resultado até o final.

Aos 26 anos, em sua primeira participação em uma olimpíada, Bia Souza conquistou seu primeiro título e a primeira medalha de ouro do Brasil nestes Jogos de Paris.

Beatriz Souza: "É inexplicável! É um sentimento que não tem palavras. Eu estou extremamente feliz com tudo que eu fiz no dia de hoje e o sabor de tudo que eu passei valeu a pena, é inexplicável.

Repórter: Você passou pelas grandes do judô mundial hoje.

Beatriz Souza: Eu sou a grande campeã olímpica.

Repórter: O que que fez você ganhar, como é que foi a tua estratégia?

Beatriz Souza: Só queria lutar bem, fazer tudo que eu vinha fazendo no dia a dia. A gente fez uma preparação extremamente forte para essa Olimpíada e deu certo. Eu vim focada em fazer, em colocar em prática tudo que eu vinha treinando.

Repórter: Judô continua sendo o esporte que mais nos dá medalha.

Beatriz Souza: Mantendo a história.

*Rádio França Internacional.

Edição: Rádio França Internacional

Últimas notícias
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Bahia

Vale vaga na final. Flamengo tem a vantagem do empate. Para o Bahia, só a vitória interessa. 

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional do Rio de Janeiro celebra 88 anos no ar

Rádio Nacional do Rio de Janeiro marcou a chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil. E se fez presente em diversos momentos históricos do Brasil. Foi palco para a música brasileira e lançou ídolos nacionais como Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto e Marlene. 

Baixar arquivo
Segurança

Lula vai convocar governadores para discutir segurança pública

Presidente Lula disse que vai discutir com seriedade uma política de segurança pública para proteger a população e sinaliza que vai debater aumento salarial para policiais. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende 4 pessoas acusadas de divulgar fake news de candidatos no RJ

As investigações da Polícia Federal revelaram que a quadrilha já teria influenciado, no mínimo, em três eleições municipais.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: vendas no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho

Na passagem de junho para julho, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram alta. O melhor desempenho veio do setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 2,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo