logo Radioagência Nacional
Esportes

Paralimpíadas: Maria Carolina ganha ouro e bate recorde das Américas

Baixar
Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional
31/08/2024 - 14:48
Paris
Paris-França 31/08/2024 Carol Santiago é ouro nos 100m costas e faz história para o Brasil.
Nadadora pernambucana chega a seis medalhas paralímpicas e iguala Ádria Santos como mulher brasileira com mais ouros na história dos Jogos. Foto 
 Silvio Avila/CPB
© Foto Silvio Avila/CPB

Pelo terceiro dia seguido, teve Brasil no topo do pódio em Paris. Nos 100 metros nado costas da classe S12, para atletas com baixa visão, Maria Carolina Santiago não deu chances às adversárias. Liderou sua prova desde o início e garantiu o primeiro ouro dela na capital francesa, sendo o quarto em Jogos Paralímpicos na carreira. De quebra, ainda bateu o recorde das Américas.

Esta foi a 16ª medalha brasileira conquistada na capital francesa. Além dela, o dia até o momento foi marcado por dois bronzes no tênis de mesa, ambos nas duplas. Na classe 20, para atletas andantes com deficiências físico-motoras, Bruna Alexandre e Danielle Rauen perderam na semifinal feminina para uma parceria da Austrália. Como não há disputa de terceiro lugar na modalidade, as brasileiras ficaram com o bronze. 

O mesmo ocorreu com Luiz Manara e Cláudio Massad na classe 18, também para mesa-tenistas andantes com comprometimento motor. Eles não resistiram à dupla chinesa favorita ao ouro.

Ainda hoje, o Brasil disputa medalhas em mais finais da natação e também no taekwondo, com Débora Menezes, vice-campeã paralímpica em Tóquio, no Japão, há três anos, que está classificada para as quartas de final.

 

x