Paris 2024: Carla Maia, mesatenista paralímpica, em busca de medalhas

Carla é repórter da EBC e disputará sua primeira paralimpíada

Publicado em 21/08/2024 - 17:33 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil promete fazer bonito nas Paralimpíadas de Paris 2024. O evento começa daqui a uma semana na capital francesa. A delegação brasileira é recorde com 280 atletas, sendo 255 com deficiência,  que vão disputar 20 modalidades.

E quem faz parte dessa equipe é a mesatenista Carla Maia, repórter da TV Brasil, emissora da EBC. 

O tênis de mesa é dividido em 11 classes. Quanto menor o número da classe, maior é o comprometimento físico e motor do atleta. Carla é a quinta mesatenista do mundo na classe 1 e já foi oito vezes campeã brasileira nas classes 1 e 2.

A atleta vai disputar pela primeira vez a Paralimpíada. Um sonho que busca há mais de 20 anos.

“Às vezes eu tenho que me puxar para a realidade e falar: caramba, eu tô numa paralimpíada, eu tô aqui, eu vou jogar. É muito louco, porque é um sonho que eu guardei no coração muito tempo. Essa fantasia, na verdade, é real. Então, eu tô com essa sensação de conquista, de expectativa e de realização”.

Carla está ansiosa, mas com bastante vontade de jogar e dar o melhor na mesa. Ela diz que está segura, preparada e confiante mesmo diante de adversárias consideradas favoritas. 

“Coração fica ansioso, com vontade de jogar, de dar o meu melhor, e eu vou entrar pra cima, confiante, fazendo o meu jogo, arriscando, porque o jogo é alto nível. Eu tenho que jogar num risco mais elevado, num ataque mais ousado”.

A Carla fala que não falta compromisso, dedicação e treinamento. Tudo para estar 100%, fazer uma boa participação na competição e trazer uma medalha para o Brasil. 

“Eu quero ganhar uma medalha. Seria a cereja do bolo de um sonho que tô vivendo. Se não vier, eu tenho certeza que eu vou ter feito a minha parte. E conto com a torcida de todos vocês. Então, vamos juntos, torçam. Cada energia positiva do brasileiro vai fazer a diferença. Cada torcida, cada grito, cada apoio vai fazer a diferença”.

A Paralimpíada de Paris começa na quarta-feira, dia 28, e vai até 8 de setembro. São mais de 4,4 mil atletas internacionais, disputando 22 esportes.

Carla Maia estreia em 29 de agosto, na partida em duplas, e em 2 de setembro, no individual. 

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas e está a 27 conquistas do pódio de número 400. 

Em Tóquio 2020, o país fez a melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 ouros, superando Londres 2012. 

* Com sonoplastia de Jailton Sodré

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo