logo Radioagência Nacional
Geral

Aplicativo ajuda moradores a compartilhar informações sobre comunidade do Rio

Baixar
Raquel Junia
20/08/2014 - 09:20
Rio de Janeiro

A comunidade de Manguinhos, na zona norte da cidade, já dispõe de um aplicativo para a inserção de estabelecimentos comerciais, instituições e também as condições do bairro no mapa digital do Rio. O projeto piloto foi lançado nesta terça-feira (21) em Manguinhos. O coordenador do programa Rio+Social do Instituto Pereira Passos, Pedro Veiga, explica que a iniciativa possibilita uma interação sem filtros dos moradores no mapa.

As informações compartilhadas pelos moradores ainda não estão visíveis para o público em geral. O projeto é uma parceria entre o Instituto Pereira Passos, a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Comunitário de Manguinhos. A inspiração para o mapa veio de uma iniciativa já desenvolvida pelo conselho comunitário de Manguinhos, que, em conjunto com os moradores, listou os principais pontos de interesse da região e buscou o instituto para que o projeto desse um salto tecnológico. O secretário do conselho, Jorge Luis da Costa Silva, acredita que o mapeamento contribui para uma nova visão das comunidades.

Outra possibilidade elogiada por ele é o fato de os moradores poderem inserir dados como a situação das ruas, vielas, pontos de alagamento e problemas na iluminação, por exemplo. Segundo o Instituto Pereira Passos, a iniciativa deve ser ampliada para outras comunidades. 

x