A primeira descoberta do gênero havia sido registrada em 1802. O objetivo de Edison era substituir o gás, principal meio de iluminação no fim do século 17.
A luz elétrica, uma das comodidades que mais beneficiaram a vida das pessoas, não foi inventada em 1879 pelo norte-americano Thomas Edison, como se acreditou por muito tempo. Na verdade, alguns historiadores sustentam que houve mais de 20 inventores que tentaram bem antes. Por 7 décadas foram criados outros tipos de lâmpadas, mas nenhum modelo que tivesse alcance comercial.
Assim como outros inventores, Edison achava que o filamento eletrificado precisaria ficar isolado, dentro de um bulbo de vidro. Levou mais de um ano para que ele e sua equipe testassem filamentos de vários materiais, até chegarem ao fio de algodão carbonizado. E, finalmente, quando foi acesa em 21 de outubro de 1879, a lâmpada brilhou por 45 horas seguidas.
História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.