Pará é o terceiro no ranking nacional dos rebanhos de bois e bubalinos

Publicado em 19/10/2014 - 12:16 Por Ariane Póvoa - Brasília

O Pará é o terceiro no ranking nacional dos rebanhos de bois e bubalinos, com quase 20 mil cabeças. O estado só perde para Minas Gerais e Mato Grosso.

 


São Félix do Xingu, Altamira e Novo Repartimento são os municípios paraenses com o maior número de animais.

 


Os dados foram confirmados com base na contagem dos bovídeos das campanhas de vacinação contra febre aftosa feitas no primeiro semestre de 2014, com o acompanhamento da Gerência do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará.

 


Quanto à produção apenas de búfalos, o Pará assume a primeira posição no ranking nacional. O último relatório de 2013 confirma o arquipélago do Marajó com mais de 500 mil bubalinos.

 


A expectativa é que o número de bovídeos no estado aumente em mais um milhão após a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A campanha começa no próximo mês e segue até o dia 15 de novembro.

 


O Pará tem certificação nacional e internacional de zona livre de febre aftosa e tem mercado aberto com Egito, Líbano e Venezuela, além dos países da União Aduaneira, entre eles, a Rússia, para exportação de boi em pé.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo