Pesquisa aponta que jovem negro é principal vítima da violência no DF

Publicado em 23/10/2014 - 18:26 Por Karol Assunção - Brasília

A cada morte de um jovem branco no Distrito Federal e entorno, morreram três negros entre 2010 e 2012. Isso é o que aponta a pesquisa Jovens Negros e Não Negros: mortalidade por causas externas na Área Metropolitana de Brasília, divulgada nessa quinta-feira (23) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal – a Codeplan.

 

A análise destaca que entre os anos 2000 e 2012 houve um aumento no número de mortes de pessoas entre 15 e 29 anos por causas externas, principalmente por homicídios. E o jovem negro é a principal vítima dessa violência. De acordo com o estudo, mais de 70% das mortes nnessa região foram de jovens negros.

Em alguns municípios, a diferença chama a atenção. É o caso de Águas Lindas de Goiás, onde o risco de um jovem negro ser assassinado é 15 vezes maior que um não negro.

 

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, lembra que vários estudos já destacaram que jovens negros morrem mais que os brancos. 

O número de jovens negros mortos em acidentes de trânsito também foi maior. De acordo com a pesquisa, a chance de um jovem negro morrer por acidentes é quase duas vezes e meia maior que os demais jovens.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo