Monumentos nas principais capitais do país, que em outubro ficaram iluminados de rosa, pela prevenção do câncer de mama, ganham nova iluminação, desta vez na cor azul.
É a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga.
O principal objetivo da campanha é chamar atenção para a prevenção da doença que atinge um a cada seis homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais frequente no sexo masculino, atrás apenas dos tumores de pele.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de 69 mil novos casos somente este ano.
A SBU - Sociedade Brasileira de Urologia - recomenda que homens a partir de 50 anos façam exames anualmente. Pessoas com histórico familiar da doença e negros devem se prevenir a partir dos 45 anos.
O uro-oncologia da SBU, Lucas Nogueira, explica a importância dos exames preventivos de toque e de análise sanguínea.
O médico afirma que o preconceito dificulta a prevenção da doença.
Segundo o especialista, geralmente os sintomas do câncer de próstata só aparecem quando a doença passou da fase inicial e alcançou outros órgãos.
O aposentado Jacy Pinheiro, tinha medo de fazer o exame preventivo. Somente após passar a ter dificuldade para urinar, ele procurou um urologista.
Não foi uma batalha fácil. Mas o acompanhamento médico e, principalmente, o apoio da família, ajudaram Jacy a enfrentar a doença. Hoje, curado do câncer, faz tratamento para evitar que a doença volte.
O calendário de atividades do Novembro Azul deste ano tem ações que contemplam, além da iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas, intervenções em eventos populares e atividades no Congresso Nacional.