De acordo com o Ministério da Previdência Social, dos 31 milhões de beneficiários, mais de 29 milhões já fizeram a comprovação de vida e a renovação da senha. Os segurados que recebem pagamento por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem realizar os procedimentos até o dia 31 de dezembro.
O cadastramento começou em 2012 e quem já provou que está vivo, este ano, não precisa realizar outra prova de vida. Esta medida é para evitar fraudes: serve para evitar que outras pessoas recebam pelo segurado.
Segundo a Previdência, a renovação de senhas é obrigatória e deve ser feita todo ano. O aposentado deve comparecer à agência do banco em que recebe o benefício, levando um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. Quem não realizar a prova de vida terá o pagamento suspenso.
A pessoa que não puder ir até uma agência bancária por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, ou que mora fora do país, deve realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.