A polícia do Rio de Janeiro está matando mais. De acordo com balanço divulgado pelo Instituto de Segurança Pública cresceu em 40% o número de homicídios decorrentes de intervenção policial em 2014. Em 2013, foram 416 mortes. No ano passado, o número subiu para 582.
Para pesquisadora de Segurança Pública e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos, a polícia deveria reduzir os confrontos e procurar reforçar a política de aproximação com a sociedade.
SONORA
Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio mostram também que a taxa de letalidade violenta cresceu 6,8% entre 2013 e 2014. No ano passado foram 5715 assassinatos, latrocínios e mortes provocadas por policiais.
A pesquisadora Silvia Ramos alerta que o crescimento da violência ocorreu de forma desigual, sendo a Baixada Fluminense uma das responsáveis por puxar a estatística para cima
SONORA
Em 2014 disparou também o número de roubos a pedestres em relação a 2013. O chamado roubo a transeunte subiu em quase 20 mil casos. No ano passado foram registrados mais de 80 mil e 500 casos.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança ainda não se pronunciou sobre o tema.