Pontualidade de voos no Natal e Ano Novo tem melhora de 35,8%

Publicado em 11/01/2015 - 10:54 Por Ariane Póvoa - Brasília

A pontualidade dos voos domésticos e internacionais nos aeroportos brasileiros, durante o período de festas de Natal e de Ano Novo, registrou melhora de 35,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, com informações das administradoras dos aeroportos.


O levantamento final foi divulgado na sexta-feira e compreendeu os voos realizados de 17 de dezembro a 5 de janeiro.


A taxa de pontualidade da operação aérea no período foi de 91,3%.


O dia de maior movimentação foi 19 de dezembro, que registrou 5.805 pousos ou decolagens.


O dia 5 de janeiro concentrou a maioria das viagens de retorno dos passageiros e figurou como o segundo dia de maior movimento absoluto: foram 5.746 operações.


Já o dia de menor movimento foi 1º de janeiro, que teve 4.377 voos operados nos principais aeroportos brasileiros.


Segundo a Abear - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, contribuem para esses resultados os esforços das companhias aéreas para processarem os passageiros com maior agilidade e a interferência ou não de fenômenos climáticos.


São considerados pontuais os voos realizados em até 30 minutos em relação ao horário programado de acordo com o parâmetro oficial para medir a eficiência do setor.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo