As mortes nas estradas federais caíram 22% no Carnaval deste ano em relação ao mesmo período de 2014. Foram 120 vítimas fatais em 2015 contra 159 no ano passado. O número é o menor em oito anos.
A quantidade de acidentes e de feridos também diminuiu. Foram 2.700 acidentes e 1700 feridos neste carnaval contra 3.300 colisões e duas mil pessoas feridas em 2014.
Os dados foram divulgados nessa quinta-feira pela Polícia Rodoviária Federal.
O coordenador da Operação Rodovida, Stênio Pires, disse que as mudanças na legislação e o aumento no valor das multas podem ter contribuído para a queda no número de acidentes.
SONORA STENIO
A maior causa de acidentes no carnaval deste ano foi o excesso de velocidade, registrado em 26% dos casos. Quarenta e cinco por cento das mortes ocorreram em batidas frontais. Mesmo assim, o número de vítimas desse tipo de acidente caiu 68%.
O estado de Minas Gerais, que possui a mais extensa malha viária do país, teve o maior número de mortes, foram 14. Em seguida ficaram o Maranhão e o Distrito Federal, com dez mortes, e o Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, com nove vítimas fatais.
Durante os seis dias de operação, 370 pessoas foram presas por dirigirem embriagadas e 2900 carteiras de motoristas foram recolhidas.