logo Radioagência Nacional
Geral

Reformulação das UPPs inclui novas instalações e capacitação

Baixar
Tâmara Freire
30/03/2015 - 17:26
Rio de Janeiro

Depois de um fim de semana violento na Mangueira e na Rocinha, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que a política das unidades de polícia pacificadora está passando por ajustes.

 

Sonora: “Nós precisamos equipar essas UPPs com estruturas definitivas. Nós precisamos capacitar esses policiais e providenciar instalações adequadas, equipamentos de proteção individual e armas não letais. E, em certos lugares, se for necessário, o Grupamento de Operações Especiais voltará a esses lugares, seja com o Bope ou com o Choque”.

 

O curso de reciclagem pelo qual vão passar todos os policiais de UPP já foi iniciado este mês com agentes do Morro São João. O treinamento é oferecido pelo comando de operações especiais, que reúne os batalhões de elite da Polícia Militar, treinados para situações de confronto. Apesar disso, o secretário negou que a política das UPPs, concebida inicialmente para atuar em proximidade com a população, esteja se descaracterizando.

 

Sonora: “Nós temos um programa, em primeiro lugar, em áreas que nunca foram atendidas pelo Estado. Em áreas onde o crime instalou raízes e adquiriu uma gordura criminosa exatamente pela ineficiência das ações que ali eram feitas. O crime se instalou e temos ali criminosos de terceira, quarta geração. Agora, qualquer programa na vida da gente ajustem tem que ser feitos. Vocês imaginem um programa com 9 mil policiais atendendo 1,5 milhão de pessoas, que tá em mais de 230 comunidades, continuaremos fazendo e isso também não é garantia de que nada mais vai acontecer no Rio de Janeiro”.

 

A próxima unidade a receber o treinamento é a do Morro dos Macacos, na zona Norte da cidade. O o secretário não informou qual unidade deve receber primeiro as melhorias nas estruturas físicas, mas garantiu que a crise financeira do estado não vai afetar os investimentos.

x