PF negocia com índios liberação de agentes de saúde no Maranhão

Publicado em 14/04/2015 - 14:02 Por Graziele Bezerra - Brasília

Quatro funcionárias do Dsei – Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão continuam reféns de índios Guajajara em uma aldeia no município de Bom Jardim, a 188 quilômetros de São Luís.

 

A Superintendência da Polícia Federal no Maranhão está negociando a liberação do grupo.

 

As funcionárias estão em poder dos índios desde a última sexta-feira. Elas foram à aldeia realizar palestras e foram impedidas de deixar o local.

 

Outras duas pessoas que eram mantidas reféns foram liberadas nessa segunda-feira.

 

Os índios pedem melhorias no atendimento à saúde na aldeia e cobram a presença no local do coordenador do Dsei Maranhão, Alexandre Cantuária.

 

Em nota a Sesai, Secretaria Especial de Saúde Indígena informou que sempre esteve aberta ao diálogo com qualquer comunidade para discutir melhorias na saúde. E se comprometeu a reforçar o atendimento aos índios Guajajara, da aldeia Maçaranduba.

 

Atualmente, segundo a Sesai, a comunidade é assistida por equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agente de saúde indígena.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo
Cultura

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor de 72 anos, que se tornou acadêmico em 2011, vai presidir a ABL no ano de 2022. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes: Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Paulo Niemeyer Filho e José Paulo Cavalcanti.

Baixar arquivo