PF negocia com índios liberação de agentes de saúde no Maranhão

Publicado em 14/04/2015 - 14:02 Por Graziele Bezerra - Brasília

Quatro funcionárias do Dsei – Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão continuam reféns de índios Guajajara em uma aldeia no município de Bom Jardim, a 188 quilômetros de São Luís.

 

A Superintendência da Polícia Federal no Maranhão está negociando a liberação do grupo.

 

As funcionárias estão em poder dos índios desde a última sexta-feira. Elas foram à aldeia realizar palestras e foram impedidas de deixar o local.

 

Outras duas pessoas que eram mantidas reféns foram liberadas nessa segunda-feira.

 

Os índios pedem melhorias no atendimento à saúde na aldeia e cobram a presença no local do coordenador do Dsei Maranhão, Alexandre Cantuária.

 

Em nota a Sesai, Secretaria Especial de Saúde Indígena informou que sempre esteve aberta ao diálogo com qualquer comunidade para discutir melhorias na saúde. E se comprometeu a reforçar o atendimento aos índios Guajajara, da aldeia Maçaranduba.

 

Atualmente, segundo a Sesai, a comunidade é assistida por equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agente de saúde indígena.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo