Roraima realiza julgamento com primeiro júri popular indígena do País

Publicado em 24/04/2015 - 20:47 Por Otacílio Gabriel, da Rádio Universitária de Roraima - Roraima

O julgamento inédito foi realizado na comunidade do maturuca que fica localizada na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol,  no Uiramutã, município situado ao norte de Roraima.

 

A experiência inovadora começou a ser planejada há cinco meses e só foi possível após várias reuniões entre os representantes do poder judiciário local e as lideranças indígenas.

 

O crime julgado foi uma tentativa de homícidio ocorrida em 23 de janeiro de 2013, o tuxaua Jacir de Souza explica por que o caso foi levado à júri popular e não resolvido dentro da comunidade como estabelece o costume indígena.

 

Conforme o juiz Aluizio Ferreira,  a iniciativa do Tribunal de Justiça de Roraima visa aproximar o estado das populações indígenas.

 

Questionado sobre as mudanças que podem ocorrer no cenário jurídico brasileiro, ele destacou que a realização do primeiro júri popular indígena vai promover uma reflexão sobre a importância do respeito à diversidade cultural na resolução de conflitos.

 


O antropólogo Ronaldo Lobão avaliou como positiva a decisão do poder judiciário de Roraima de mostrar aos povos indígenas como os conflitos são resolvidos fora das comunidades indígenas.

 

 

Desde quando foi anunciado à imprensa, o júri popular formado apenas por indígenas causou polêmica,  pois a defesa dos acusados afirmou que eles cometeram o crime porque acreditavam que a vítima era um canaimé, um ser sobrenatural muito temido por algumas etnias indígenas de Roraima. A advogada de um dos réus, Taís Lutterback/ comentou a tese antes do julgamento começar.

 

A estratégia da defesa deu certo, um dos réus foi absolvido e o outro, que confessou ter atacado a vítima, foi condenado a uma pena de três meses de detenção em regime aberto, por lesão corporal leve. Ele poderá recorrer em liberdade.

 

O Ministério Público do estado informou que vai recorrer da decisão de ontem.  O promotor auxiliar do caso, Carlos Paixão,  já tinha mencionado o provável pedido de anulação do júri.

 

O  primeiro júri indígena do Brasil foi formado por índios das etnias macuxi, ingaricó, patamona e taurepang.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo