Vacinação contra febre aftosa pode ser antecipada no Tocantins

Publicado em 06/04/2015 - 16:47 Por Maíra Heinen - Brasília

Criadores de gado do Tocantins que pretendem participar de eventos agropecuários podem antecipar a vacinação dos animais contra febre aftosa a partir do dia 11 de abril, próximo sábado.

 

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada entre 1º e 31 de maio.


Para adiantar a vacinação, o pecuarista deve procurar a unidade da Adapec, Agência de Defesa Agropecuária, onde a ficha cadastral é movimentada e assinar um termo de compromisso para comprar a vacina.

 

O objetivo da medida é cumprir o período de carência obrigatório para movimentação do rebanho.

 

O prazo é de 15 dias para os animais que foram vacinados pela primeira vez e sete dias para animais com duas vacinações. Somente os que têm três ou mais vacinações comprovadas estão livres de carência.

 

O pecuarista que pedir a autorização deve vacinar não só os animais que participarão de eventos, mas todos os bovídeos da propriedade rural.

 

Também é necessário comprovar o ato até dez dias após a compra da vacina. Uma vez solicitada à autorização, se ocorrer desistência por parte do produtor rural, ele deverá retornar à Adapec e explicar o motivo, pois a omissão pode causar bloqueio do cadastro, até que regularize a situação.

 

Há 18 anos o Tocantins está livre da febre aftosa e contabiliza mais de oito milhões de bovinos e bubalinos. A antecipação da vacinação ocorre nas duas etapas, maio e novembro. Só em 2014, mais de 500 mil animais participaram de feiras e eventos agropecuários.

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo