logo Radioagência Nacional
Geral

Hospital do Mato Grosso suspende internações por falta de medicamentos

Baixar
Michelle Moreira
22/05/2015 - 14:44
Brasília

O Hospital Público São João Batista, localizado no município de Diamantino, no Mato Grosso, suspendeu todas as cirurgias e internações.

 

A unidade de saúde, que atende 10 cidades da região, não recebe repasse do governo estadual desde dezembro de 2014. A dívida já chega a mais de dois milhões de reais.

 

De acordo com a enfermeira geral do hospital Deborah Veneziano, são realizados apenas procedimentos simples. Os demais casos são encaminhados para os hospitais de Cuiabá.

 

Sonora: Atualmente, assim... internação de coisa muito, muito simples mesmo. Por falta de insumos e medicamentos até. Então médico nenhum se arrisca a internar qualquer paciente. Por que e se faltar alguma coisa que o paciente vier a precisar? Medo de não ter o que o paciente precisa então não aceita.

 

Atualmente estão internados no hospital apenas três pacientes: uma mulher em trabalho de parto e dois idosos. Outros quarenta e oito leitos estão vazios.

 

A unidade costumava realizar cem atendimentos laboratoriais por semana; além de quarenta a cinquenta cirurgias ao mês.

 

Oito médicos atuam no São João Batista nas especialidades de ortopedia, ginecologia, clínica geral e cirurgia.

 

A secretaria de saúde do Mato Grosso informou que ainda nesta sexta-feira será feito o repasse ao município de um milhão e setecentos mil reais referente à dívida com a unidade hospitalar no período de janeiro a abril deste ano. O mês de maio será pago em junho.

 

O órgão alegou problemas contratuais e disse que uma comissão da secretaria está avaliando os documentos. O secretário Marco Aurélio Bertúlio deve se encontrar com representantes da prefeitura de Diamantino e do hospital São João Batista para definirem um novo valor de repasse mensal; bem como a quitação de dívidas da gestão anterior.

 

 

 

x