Quem quiser aproveitar o Dia dos Namorados em um motel deve tomar alguns cuidados com a higiene. Isso porque é possível contrair doenças em locais onde outras pessoas tiveram relações, como a cama, piscina ou banheira de hidromassagem.
As infecções mais comuns são aquelas relacionadas à pele, como escabiose, conhecida como sarna, e dermatose, causada por ácaros. Além disso há riscos de contrair HPV, doença sexualmente transmissível, que também pode ser transmitida pelo contato com toalhas, roupas íntimas ou vasos sanitários infectados.
Para o diretor presidente do Inbravisa, Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária, Rui Dammenhanin, a primeira coisa que os usuários devem observar é a limpeza do local.
Sonora: "É muito importante que se verifique a limpeza de banheiras, piscina, se as toalhas estão embaladas individualmente, se existe uma limpeza geral do ambiente. Isso é fundamental".
No entanto, para Rui Dammenhanin, não é preciso ter medo de frequentar um motel. Basta ficar atento às recomendações.
Sonora: "É sempre importante que a pessoa, ao ir ao motel, verifique realmente as condições de organização e limpeza do local. E se caso constatar alguma irregularidade ou ir para outro motel ou então pedir, pelo menos, para trocar de quarto. Porque muitas vezes acontece de você ter alguma falha no processo e você expõe sua saúde a um risco absolutamente desnecessário".
Aqui vão algumas dicas para evitar contaminação: tome banho depois da relação sexual para diminuir o risco de contrair doenças. Nunca vá a um local que você não conhece ou não confia. Verifique se o chinelo que você vai usar está embalado em saco plástico, para evitar micoses, e evite sentar no vaso sanitário sem proteção.