O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou nesta terça-feira que, até agosto, todas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) estarão em condições adequadas de trabalho para os policiais.
A declaração ocorreu durante um evento na sede da UPP Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou, a sétima das nove UPPS que passam por reformas custeadas pelo município. As obras foram concluídas nas unidades do Turano, Fé/Sereno, Chapéu Mangueira, Dona Marta e Chatuba. Nos próximos três meses, a reforma das unidades Parque Proletariado e Morro dos Prazeres.
De acordo com Beltrame, até agosto, as unidades que funcionam em contêineres ou com outros tipos de improviso devem ser reformadas com recursos do governo do estado.
O governador do Rio, Luis Fernando Pezão, comentou as recentes trocas de tiro, em áreas que já tem Unidades de Polícia Pacificadora. Na semana passada, os policiais da UPP Dona Marta, um dos símbolos da política de pacificação, trocaram tiros com criminosos. A unidade foi a primeira a ser inaugurada, em 2008.
As reformas foram realizadas a partir de um pedido do Governo do Estado para que a Prefeitura do Rio cooperasse com o programa de pacificação. De acordo com a prefeitura do Rio, a reforma das nove UPPs teve um custo de 2,7 milhões de reais.